Maior ponte de ferro da América Latina.
Manhã do dia 27 de fevereiro de 2021. Temperatura agradável, acordei cedo e saí para conhecer mais um ponto turístico pouco explorado.
Mas antes disso uma passada pela cidade de Rosário do Sul-RS para rever meus compadres e deixar um regalo. Aproveitei para visitar a primeira Organização Militar que servi após o Curso de Formação de Sargentos. Fiquei naquele quartel nos anos de 1991 a 1994.
Saí de Rosário do Sul por volta das 11 horas e entrei na ERS-640 com destino a cidade de Cacequi-RS. Quantas lembranças daquela estrada que havia percorrido pela última vez no ano de 1994. A estrada tinha na época 44 km de chão. O asfalto estava começando no trecho naquele ano.
Ao passar do meio dia cheguei na Ponte Férrea do Entroncamento.
A maior ponte ferroviária de ferro da América Latina, construída na década de trinta, permitindo a continuação dos trens a Uruguaiana e Santana do Livramento, está inserida em um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Sul, a Praia dos Dourados.
A ponte inglesa possui 1537 metros de extensão construída totalmente de ferro, sobre o Rio Santa Maria.
Depois segui para o centro de Cacequi e fui até a antiga estação de trem.
Ali na estação me veio as lembranças da infância. Viajávamos em família saindo de Santa Maria e após baldeação nessa estação seguíamos para Bagé. Bateu aquela saudade da minha avó, sempre preocupada conosco em função das pontes. Como não lembrar dela e das delícias culinárias que levava.
Fiquei ali naquela estação de trem olhando em volta e tentando achar resquícios da época, exercitando minha memória, acho que coisa de maluco mesmo kkkkk.
Almocei na cidade, num restaurante do posto de gasolina na entrada da cidade e retornei para Santa Maria.
Sempre digo aos amigos motociclistas com quem converso, não precisamos esperar aquela grande viagem de centenas de km. Sair e rodar nem que seja perto, mas com a mente aberta para aproveitar ao máximo o percurso.
Saindo de Santa Maria-RS
Fraterno abraço a todos.

























